Cooperativa do Mar
Lixo de praia se transforma em matéria-prima, produto conceito e renda aos cooperados
Desde 2018, a ONG criou um processo diferenciado para o resultado das ações de limpeza de praia que é de também se responsabilizar pelo descarte correto e certificado dos resíduos coletados, assim desviando este material do aterro sanitário, rastreando seu ciclo e obviamente aplicando a tão falada – logística reversa.
Para isso investimos em operação logística para transportar estes resíduos até nosso centro de triagem e assim conseguirmos auditar de uma maneira real, a procedência e o volume destes materiais bem como gerenciar item a item.
Em 2021, lançamos com muito orgulho – a Cooperativa do Mar – a Primeira Operação (especializada em trabalhar somente com resíduos provenientes de ações ambientais de limpeza das praias) da América Latina – onde contamos com 2 processos distintos, sendo um deles é a recuperação dos termoplásticos (plásticos recicláveis) que se transformam novamente em matéria prima em grãos ou moída para atender as indústrias interessadas.
E o outro processo é a compactação do que não tem ciclo de reciclagem direta como por exemplo: tecidos, espumas, isopor e outros. Vidros e materiais ferrosos são encaminhados a parceiros regularizados com a certeza de reuso.
Com isso a Eco Local criou a Ocean Recycled, que é uma Matéria-Prima Plástica Conceito com procedência e rastreabilidade total desde sua coleta na praia até seu uso na indústria, todo o processo é rastreado e certificado em todas suas etapas.
A Eco Local Brasil está ampliando suas operações e instalando BASES
OPERACIONAIS em 6 estados do Brasil com mais de 40
projetos e colaboradores parceiros até dezembro de 2021.
”Nosso principal objetivo além de despertar a conscientização com as nossas atividades ambientais de preservação das praias, é poder cada vez mais despertar o interesse de novos cooperados.” – diz Filipe Oliveira, referente as atividades de ampliação das
bases operacionais pelo Brasil.