Eco Local Brasil

Nosso Blog

COOPERATIVA DO MAR ECO LOCAL BRASIL

LIXO DE PRAIA SE TRANSFORMA EM MATÉRIA-PRIMA, PRODUTOS CONCEITO E RENDA AOS COOPERADOS.

   A ONG Eco Local Brasil atua há mais de 18 anos com ativações ambientais pelo país, e tem como foco de atuação 3 vertentes distintas: a educação ambiental em escolas, os mutirões e atividades dirigidas
de limpeza de praia e o gerenciamento dos resíduos coletados.

   Desde 2018, a ONG criou um processo diferenciado para o resultado das ações de limpeza de praia que é de também se responsabilizar pelo descarte correto e certificado dos resíduos coletados, assim desviando este material do aterro sanitário, rastreando seu ciclo e obviamente aplicando a tão falada – logística reversa.

   Para isso investimos em operação logística para transportar estes resíduos até nosso centro de triagem e assim conseguirmos auditar de uma maneira real, a procedência e o volume destes materiais bem como gerenciar item a item.

   Em 2021, lançamos com muito orgulho – a Cooperativa do Mar – a Primeira Operação (especializada em trabalhar somente com resíduos provenientes de ações ambientais de limpeza das praias) da América Latina – onde contamos com 2 processos distintos, sendo um deles é a recuperação dos termoplásticos (plásticos recicláveis) que se transformam novamente em matéria prima em grãos ou moída para atender as indústrias interessadas. 

 E o outro processo é a compactação do que não tem ciclo de reciclagem direta como por exemplo: tecidos, espumas, isopor e outros. Vidros e materiais ferrosos são encaminhados a parceiros regularizados com a certeza de reuso.

 Com isso a Eco Local criou a Ocean Recycled, que é uma Matéria-Prima Plástica Conceito com procedência e rastreabilidade total desde sua coleta na praia até seu uso na indústria, todo o processo é nosso e certificado em todas suas etapas.

   A Eco Local Brasil está ampliando suas operações e instalando BASES OPERACIONAIS em 6 estados do Brasil com mais de 40 projetos e colaboradores parceiros até dezembro de 2021.

”Nosso principal objetivo além de despertar a conscientização com as nossas atividades ambientais de preservação das praias, é poder cada vez mais despertar o interesse de novos cooperados ou projetos a participarem deste ciclo produtivo e criar novas possibilidades da geração de renda aos envolvidos” – diz Filipe Oliveira, referente as atividades de ampliação das bases operacionais pelo Brasil.

   O projeto piloto da Cooperativa do Mar sediado em Santa Catarina é patrocinado operacionalmente pelo Projeto Recicla Junto, Cristal Copo e Madeplast.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin