Nossa História

A Eco Local Brasil iniciou suas atividades em 2002 e hoje já são mais de 21 anos trabalhando com a preservação ambiental.

Nossas primeiras ações de limpeza de praia aconteciam entre amigos quando íamos às praias pouco habitadas de Florianópolis, ainda estudantes universitários de Geografia da UFSC.  

 

Após algum tempo realizando estas ações, ficou claro para nós que os resíduos estavam vindo pelo mar e não estavam ali porque turistas jogavam e que logo isso se tornaria um grande problema ambiental.

Criamos um projeto para trabalhar com educação ambiental nas escolas chamado “Quem Conhece Preserva” e foi em Governador Celso Ramos/SC que começamos a realizar os nossos primeiros mutirões ambientais envolvendo alunos e voluntários.

Os anos foram passando e nossas ações aconteciam conforme íamos viajando, nos reunindo com amigos e trabalhando com outras atividades em paralelo. 

Vale a pena citar uma parceria muito legal que aconteceu entre 2007 a 2010 com o projeto “Keep the Ocean Blue” da Oceano Surf Wear, com muitas ativações de preservação ambiental na Ilha do Mel-PR, onde envolvíamos a criançada em campeonatos de surf e ações de limpeza de praia.

Em 2018, Filipe Pedroso de Oliveira, nosso fundador, resolveu fazer da Eco Local sua única atividade.

Dia 08 de dezembro de 2018 em Barra Velha – SC realizamos uma ação com o Route Brasil e retiramos mais de 1 tonelada de resíduos em uma única ação, e foi a partir daí que começamos a empreender sustentabilidade em nossas atividades, criando processos para além de tirar também transformar o que para muitos ainda é “lixo”.

Atualmente somos a ONG mais ativa em ações de Combate ao Lixo Marinho do Brasil com mais de 280 ações por ano, parcerias incríveis e uma linha de produtos criados a partir da matéria prima de nossas atividades que a cada dia cresce mais.

+ De 0
Ações Realizadas
+ De 0
Quilos de resíduos retirados das praias